segunda-feira, 1 de junho de 2015

Enigmáticas feridas...




Com orgulho, divulgo aos amigos que fui o vencedor de um dos mais tradicionais concursos de poesia de Sorocaba-SP, o "Depoesia", em sua 14ª edição, organizado pelo Instituto Darcy Ribeiro junto com a Jatobá Comunicação e Cultura. O concurso contou com 31 poetas de Alumínio, Araçoiaba da Serra, Iperó, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Sorocaba e Votorantim.

Abaixo segue a poesia intitulada "Enigmáticas feridas...", com a qual venci o concurso (Poesia já postada neste blog em 01.10.2012):



Enigmáticas feridas...


Alcova fria em solidão provocativa
A mente inerte, pairando em redoma aflitiva
A face bruxuleante e suada pelo escarro da lâmpada rutilante
O amor bandido pela última vez correspondido
O fígado dilacerado pelo excesso de orgias desregradas
A idade pouca, reflete louca, à porta do crepúsculo da vida
As raras alegrias findadas em passados de espasmos embriagados
Trêmulas mãos procurando um sólido corrimão
para a alma equilibrar a tristeza
Cigarros chorando a falta do beijo incendiário
Um livro de Drummond empoeirado no canto da estante
A televisão dialogando com as pútridas baratas
Gotas paranóicas da pia branca ferindo o copo abandonado
O olhar vagando em campos de espinhos
molhados por um orvalho sombrio
A brisa trazendo o silêncio inocente
e momentâneo das ruas
Janelas fechadas impedindo a entrada da noite enluarada
Vozes delirantes brotando das paredes sufocantes
Um instinto mórbido pairando no cérebro confuso
O revólver sacado no desespero consolador
Dois tiros no peito e o último respiro sofredor
O Cristo de braços abertos derrama uma lágrima
na cama cálida pelo sangue
que a encobre de paz pálida
E os amigos como eu,
egoístas e caprichosos,
esperavam ao menos uma carta
com letras tremidas,
como se isso explicasse,
suas enigmáticas feridas...

8 comentários:

ॐ Shirley ॐ disse...

Magnífico poema, inteligente, belo e forte, do início ao fim.
Sem dúvida, mereceu o primeiro lugar.
Aplausos, Evandro!!!

Fê blue bird disse...

Um poema comovente e íntimo que mereceu o prémio atribuído.
Parabéns, POETA!

Um beijinho

Zilani Célia disse...

OI EVANDRO!
PARABÉNS PELO PRÊMIO, MERECESTE.
A QUALIDADE DE TEU TEXTO É INCONTESTÁVEL, É LINDO, EM SUA CRUEZA, O QUE ALIÁS, É TUA MARCA REGISTRADA.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

© Piedade Araújo Sol disse...

poema forte e profundo.
parabéns pelo prémio acho-o merecedor.
beijo
:)

Fábio Murilo disse...

Excelente texto. Clima psicológico intenso. Verdadeiro. Humano. Reflexivo. O outro como uma mera estatística, um fato passageiro a inferir no cotidiano. Merecidíssimo! Parabéns, Evandro!

Evanir disse...

Amigo Poeta.
Que alegria senti nessa visita a seu cantinho
de poesia que sempre fui fã.
Parabéns amigo você é merecedor dessa conquista.
Eu sempre levei ao meu blog bons poemas
sabiamente escritas sinto me feliz em ver
o reconhecimento nesse lindo troféu.
Um abraço feliz final de semana.
Evanir.

sub helena disse...

Boa tarde, Evandro...
Amigo, se a minha memória não está traindo-me, acho que já tinha passado aqui e lido seu texto, belíssimo por sinal e merecer de tal prêmio. Vim ver seu cantinho, tenho por hábito, todo começo de mês, vir visitá-lo e me sentir privilegiada pelos seus maravilhosos textos... Esperando o de julho, que seja estupendo quanto os últimos.
Um abraço,uma linda semana e muito sucesso!
sub helena.

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Bom dia, Evandro, parabenizo você duas vezes ou mil vezes pelo seu poema e pela sua conquista. Fico feliz quando vejo o sucesso de poetas escritores como você.
Parabéns, querido amigo Evandro e que venham mais vitórias. Grande abraço!